Opinião literária: "O diário de Anne Frank"

Olá a todos como vai as vossa leituras? As minhas anda extremamente boas, tenho dado muitos 5 e 4 o que é muito bom porque no início do ano não foi lá muito bom. Enfim hoje trago-vos o review do meu livro preferido, tenho quase a certeza que vai haver spoiller podes continuar a ler ou simplesmente ir!

Posso começar por dizer que li o livro para completar dois desafios da maratona "Fall In Stories" que acaba já em Dezembro. Os desafios que completei foram "Reler um livro que tenhas lido no teu percurso escolar" e "Ler um livro baseado numa história verídica". Estão a participar na maratona? Como vos está correr?



"O Diário de Anne Frank" é um dos livros que não choro durante a leitura mas assim que acabo-o choro durante meia hora se for necessário. Na minha opinião a leitura é bem rápida e dei tempo ao livro não queria ler muito depressa queria absorver toda a informação que podia! Tendo a versão definitiva fez-me ver que as versões que lia na escola eram bem incompletas. Há partes em que Anne fala da sua curiosidade sobre o sexo, sobre a menstruação e até existe mesmo uma carta em que ela fala de como acha que é o orgão feminino, ora isto até uns anos atrás eram um tabu agora imaginem na altura em que ela escreveu o diário sendo uma rapariga e tendo 14 anos mais tabu que isto não podia existir!

Anne era uma rapariga muito avançada para a sua idade, não que ela às vezes não tivesse atitudes que uma criança de 13 anos tem, ou pensamentos, mas mesmo antes da guerra ela já tinha mais maturidade que as outras raparigas da idade dela!



A guerra muda muito as pessoas, o que julgo já não ser novidade para ninguém, por isso durante todo o diário vês-se a Anne a mudar lentamente! O resto das pessoas que viviam com ela, algumas, pelo o que ela conta entram em pânico ou desesperam para sair dali! Isto é completamente normal quando se passa 2 anos presos sem se poder sair.

Acho que o que dói mais ou pelo menos deu-me mais foi nas últimas cartas de Anne, todas as pessoas do anexo estavam com tantas esperanças de que iriam sair de lá vivos que não iram ser capturados. A seguir da última carta tem uma parte em que explica o que lhes aconteceu, desde serem capturados até... enfim, até a sua morte de quase todos. Ainda me dá um aperto no coração pensar no que lhes aconteceu!

Espero que tenham gostado e se nunca leram este livro espero ter-vos espicaçado a curiosidade nele!

Aqueles que leram digam-me nos comentários o que acharam!

Beijinhos e até o próximo post!

Comments

  1. Eu li uma edição mais antiga, mas adorei e é dos meus livros preferidos. Toda a gente o devia ler.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Devias tentar ler a edição definitiva irias adorar! Concordo plenamente 😍

      Delete

Post a Comment