Conhecendo... (Nova Rubrica) #1

Olá meus lindos e lindas, hoje trago-vos uma nova rubrica aqui para o blog e estou bastante ansiosa para que a leiam.
Antes de avançar para o post em si quero falar-vos um pouco do que esta rubrica vai ser. Inicialmente vai ser para dar a conhecer leitores que tenham ou não blogs sejam eles literários ou não mais para frente vou trazer para esta mesma rubrica "entrevistas" a não-leitores, resumindo dar a conhecer novas pessoas o porquê de lerem e géneros favoritos entre muitas outras coisas.
Espero que gostem e se quiserem participar podem me contatar pelo facebook ou se preferem por email vou deixar aqui.

Leitora

A primeira pessoa que trago aqui é uma jovem rapariga que tem um blog literário está aqui o link vão dar um espreitadela. Apresento-vos a leitora Mariana Alves

P: Há quanto tempo tens o teu blog?

Mariana: Para ser sincera, neste momento não tenho a certeza se criei em Janeiro ou Fevereiro, mas o primeiro post foi publicado em Fevereiro deste ano.

P: Então há pouco tempo. Porque é que decidiste criar o blog?

Mariana: Desde pequena que gosto de ler e, ao longo dos anos foi-se tornando um hábito cada vez maior. Portanto, com intenção de partilhar dois dos hobbies que mais gosto me dão - a leitura e a fotografia - decidi criar o blog e dar a conhecer as minhas opiniões e as minhas perspetivas.

P: É bom poder juntar o útil ao agradável não é verdade? Tens algum objetivo principal para o teu blog para o futuro?

Mariana: É ótimo! O mais importante é gostarmos sempre do que fazemos e nos divertirmos enquanto o fazemos. O meu objetivo é conseguir continuar a partilhar as minhas visões e conseguir ter, não só pessoas que me sigam, mas contactar e, quem sabe, conhecer pessoas com os mesmos gostos que eu.

P: Para além do teu blog que junta dois dos teus hobbies favoritos fazes outra coisa?

Mariana: Faço muita coisa no meu dia a dia, por vezes não tanto como gostava de fazer, mas tenho outros interesses que, infelizmente, ainda se mantêm muito como apenas desejos e sonhos.

P: Que um dia os vais realizar é preciso ter força de vontade!

Mariana: Esperemos que sim.

P: Okay agora falando de livros. Num dos teus post falas de sagas ou livros individuais e referes que preferes sagas. Mas qual é o teu livro individual favorito?

Mariana: Uii... Perguntas difíceis. Não sei se consigo escolher um livro, mas, se falarmos em autores, tenho de referir John Green.

P: Consegues escolher um livro dele?

Mariana: Todos estejam no meu top, talvez escolhesse o Mil Vezes Adeus.

P: Mostra evolução da escrita dele nos últimos anos sem dúvida. Qual é o teu gênero de leitura preferido?

Mariana: Sim, mostra evolução e muito crescimento, também. Há uns anos era romance. Devorava-os com unhas e dentes. Agora sou mais fã de fantasia e ficção, o que me leva a ter a tal opinião sobre sagas que referi no post, pois numa grande maioria, as sagas estão associadas a este tipo de história. Gosto da imaginação e criatividade que os autores deste género transportam para as suas histórias, levando-nos a esquecer o nosso mundo e entrar completamente em locais e situações completamente diferentes.

P: É por isso que lês, para sair deste mundo e ir para outro?

Mariana: Em grande parte, sim. É sempre bom para aliviar o stress da nossa vida. Enquanto leio esqueço os meus problemas e, mesmo que não o possa fazer fisicamente, nos livros tenho a oportunidade de viver aventuras que dê outra forma seriam impensáveis.

P: Sim é verdadeiramente algo de mágico. De momento qual é o livro que estás a ler?

Mariana: Neste momento estou a reler o livro "O Diário da Nossa Paixão" de Nicholas Sparks

P: Livro para chorar rios (risos). Já tens algum livro que planeias ler a seguir desse?

Mariana: Chorar muito, mesmo! (risos) Tendo em conta que, juntamente com este que estou a ler agora, recebi mais dois ou três de Nicholas Sparks, provavelmente vou ler "A Alquimia do Amor".

P: Os livros de Nicholas Sparks são deveras os mais românticos e provavelmente os mais tristes também. Tens por hábito comer ou beber enquanto lês?

Mariana: É verdade, mas são fantásticos. Não, nem por isso. Normalmente ocupo ambas as mãos com o livro ou descanso uma enquanto seguro o livro com a outra. Não gosto de fazer outras coisas porque me distrai o facilmente no seguimento da história e confundo-me ou deixo escapar detalhes que podem ser importantes.

P: Sim percebo-te (risos). Acho que a nível de pessoas que lêem há meio que uma luta entre o chá e o café. Qual é o que preferes, chá ou café?

Mariana: Depende das alturas. Sinceramente não sou muito fã de nenhum, sou uma pessoa de bebidas frescas e com fruta. O café gosto de beber de manhã para ajudar a acordar e o chá apenas em alturas de muito frio ou em que me sinto mais mal disposta.

P: Tens preferência de ler fora ou dentro de casa?

Mariana: Não tenho nenhum local específico. O mais importante é estar num local sossegado, porque não consigo ler com muito barulho, mas também gosto de apanhar sol enquanto leio, deixa-me mais relaxada. Contudo, até há uns anos, costumava ler na cama, mesmo antes de dormir, hábito que, infelizmente, acabei por ir perdendo.

P: Acho bom poder ler um pouco antes de ir para a cama. Tens algum hábito de leitura?

Mariana: Como assim?

P: Por exemplo há pessoas que sem darem por isso fazem as mesmas expressões que as personagens estão a fazer

Mariana: Ah, isso é difícil de saber (risos) Mas tenho muito hábito de ir fazendo pequenas pausas enquanto leio para tentar criar imagens na minha cabeça. Gosto de tentar pôr em imagens as personagens e os cenários que estou a ler.

P: Prontos ora aí tens um hábito. É ótimo criar um filme na nossa cabeça através da descrição do autor.

Mariana: É verdade, mas há alguns que se tornam belos desafios

P: Concordo plenamente. Ora bem para acabar consegues escolher um (ou mais) livros que te definem?

Mariana: O mais complicado ficou para o fim (risos) Normalmente os nossos livros favoritos são aqueles que nos definem e com os quais nos identificamos... Mas escolher é quase impossível.

P: Acredito que sim mas se podesses assim por alto escolher um qual escolhias?

Mariana: Talvez o da Laini Taylor, A Quimera de Praga.

P: Muito obrigada por fazeres isto comigo.

Comments

  1. Adorei a entrevista. Foi diferente das "comuns" visto que mantiveram uma conversa deveras divertida. Gostei imenso da nova rubrica. Não conhecia o blog da Mariana, mas acho que terei de anotar o endereço do mesmo. Beijinhos <3

    www.bycarolina.pt

    ReplyDelete
  2. Adorei a entrevista! Identifiquei-me com tantas coisas: gostar do John Green (apesar de ele me partir o coração), ler livros de Nicholas Sparks (especialmente o Diário da Nossa Paixão) e nunca comer enquanto leio! Não posso ter distrações, se não mal avanço na leitura, de tanto que tenho que voltar atrás para reler... xD

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

    ReplyDelete

Post a Comment